sexta-feira, 4 de abril de 2008

arte conceitual

A super-valorização do conceito artístico, diminui o valor da arte em si. Pode ser que no futuro nossa arte seja classificada, (esse período artístico), como período da arte conceitual. Um artista atual que faz obras classicistas, é criticado se não tiver um conceito bem fundamentado. O que define a arte, não é ela em si, mas sim seu conceito, ( não coloco isso como verdade, e sim como análise do que ocorre na atualidade.)
O conceito é fundamental para qualquer obra artística, porem a arte não pode estar sempre presa a um pré-conceito. Ela não necessita de um pré-conceito para existir.
Não sei se discordo totalmente dessa idéia conceitualista existente hoje, quem sou eu para isso? Nossa historia nos fez chegar onde estamos, estamos aqui por que queremos. Mas creio estar-mos caminhando para um certo radicalismo. Hoje, o ato sensível da expressão tem valos muito menos que o conceito nele constituído.
Muitos podem pensar que esse pensamento anti-conceitual, nos levaria a uma faze não conceitual, onde a arte não teria explicação, ela apenas existira, mas o problema é o pré-conceito artístico, a arte pré-conceituada, a arte não sensível. A arte sempre vai estar ligada a um conceito, mas que esse não “justifique” a arte, apenas conceitue.

Um comentário:

CAROLINA MASCARENHAS disse...

Mas, o que é conceito?

Um conceito é uma entidade psíquica abstrata e universal que serve para designar uma categoria ou classe de entidades, eventos ou relações.
Um conceito é o elemento de uma proposição como uma palavra é o elemento de uma sentença. Conceitos são abstratos porque omitem as diferenças entre as coisas em sua extensão (semântica), tratando-as como se fossem idênticas e substantivas. Conceitos são universais ao se aplicarem igualmente a todas as coisas em sua extensão.
Conceitos são portadores de significado. Um único conceito pode ser expresso em qualquer número de linguagens. O conceito cão pode ser expresso como Hund em alemão, dog em inglês, perro em castelhano. O fato de que conceitos são de certa forma, independentes das linguagens tornam a tradução possível; palavras em várias línguas "querem dizer" o mesmo porque expressam um e o mesmo conceito. Conceito: autoconhecimento, caminho para o crescimento pessoal, tem atrás de si uma ou muitas idéias.

O SOBREVIVENTE

por Carolina Mascarenhas


Um pouco de poesia, para o nosso vazio ficar mais cheio de belo.


O SOBREVIVENTE

Impossível compor um poema a essa altura da evolução da humanidade.
Impossível escrever um poema - uma linha que seja - de verdadeira poesia.
O último trovador morreu em 1914.
Tinha um nome de que ninguém se lembra mais.

Há máquinas terrivelmente complicadas para as necessidades mais simples.
Se quer fumar um charuto aperte um botão.
Paletós abotoam-se por eletricidade.
Amor se faz pelo sem-fio.
Não precisa estômago para digestão.

Um sábio declarou a O Jornal que ainda falta
muito para atingirmos um nível razoável de
cultura. Mas até lá, felizmente, estarei morto.

Os homens não melhoram
e matam-se como percevejos.
Os percevejos heróicos renascem.
Inabitável, o mundo é cada vez mais habitado.
E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo dilúvio.

(Desconfio que escrevi um poema.)

Carlos Drummond de Andrade