segunda-feira, 5 de maio de 2008

GRUPO DE ESTUDOS

Letura do Livro: A verdade e as formas Jurídicas de Michel Foucault

Mesmo, tendo, a idéia de A-corda começado comigo, incrivelmente, tentar falar sobre ela me deixa na mais obscura ignorância. Partindo do assunto mesmo que nos propúnhamos retratar. A nossa sociedade contemporânea com seu ritmo acelerado, sua profusão de informações, suas centenas de, senão, milhares de metrópoles, e dentro dela nós, com infinitas experiencias, valores e visões todas elas lançadas em inevitáveis encontros e desencontros. Ainda podemos agregar a isso o momento histórico da passagem de uma sociedade tecnológica à cibernética, seja la o que for isso de fato, porque ainda nem assimilamos as outras. Já estou curioso de ver as novas gerações no futuro.

Mas o mundo nem sempre foi assim como hoje a conhecemos, ouve outras maneiras de passar pela vida, nem melhores nem piores, mais, pelo menos, para meus meus avos eram reconhecíveis. Era possível saber o nome do vizinho, conhecer suas angustias, compartilhar seus insumos diários, sentir-se responsável pelas coisas dele, e é claro curtir um pouco de inveja as vezes, mais sempre com a possibilidade de sentir a proximidade. Me pergunto, sempre que fuço nestas indagações, se tem cabimento ficar preocupado com essas carências pessoais, deflagrada muito pela minha historia e minha formação um pouco caipira, outro pouco indígena e muito depois urbana. Me acomete sempre a curiosidade por saber que sentido tem tudo isso para alguém que nasceu na cidade, protegido por muros, exatamente a vida que ofereço a minha enteada hoje.

Juro para vocês que em esse momento depois de ter lido algumas fontes e vistado pesquisas de outros colegas e ter imergido em várias divagações, a minha maior vontade é ter nossos vizinhos contando suas estorias e porque não suas historias e depois poder representa-las no palco. Tenho, quase uma resistência de ir mais longe do que isso para as nossas pesquisas. Meu vizinho é o maior estrangeiro aqui do meu lado. Tenho vontade as vezes de cumprimenta-lo, de pelo menos sentir que posso ser útil, um dia, de alguma forma, poder dar-lhe dimensão de qualidade humana apenas pelo fato de poder saber que pode contar comigo. É muita pira? Pode ser, mas ainda assim é meu grande desejo. Senão, me questiono profundamente: por que faço tudo isso?

È mais o menos isso o que refletiu em mim da nossa leitura, do livro “A verdade e as formas Jurídicas” de Michel Foucault. Mas como desafio é comentar o livro vamos lá tentar tirar alguma coisa que possa nos ser útil nesta quixotada. Antes de nada reproduzo este texto tomado, de Nietzsche datado de 1873, e só publicado postumamente. Onde Diz:

"Em algum ponto perdido deste universo, cujo clarão se estende a inúmeros sistemas solares, houve, uma vez, um astro sobre o qual animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o instante da maior mentira e da suprema arrogância da história universal."
Poderíamos destrinchar melhor e tentar elucidar mais profundamente, mas, atenho-me ao que ele mais adiante coloca:
É a idéia de que o tempo e o espaço podem preexistir ao conhecimento, a idéia de que o tempo e o espaço não são formas do conhecimento, mas, pelo contrário, espécie de rochas primitivas sobre as quais o conhecimento vem se fixar...”.
Com nosso olhar na perspectiva de que o conhecimento é uma invenção também podemos assumir a idéia de que todos as outras coisas da cultura humana são inventadas e podem ser reinventadas, assim como elas são de fato. Ali coloco como desafio a reflexão com que iniciei este texto. Que tal entabular contato com nossos vizinhos. Desestrangeirizar as nossas relações. Pensar na possibilidade de reinventar nossas praticas socais isolacionistas. Advogo que essa curiosidade de entender a sensação de estrangeiro que nos propôs A-corda possa-nos levar mais longe e se não for possível seria ao menos um intento.

Bom desafio feito, também esta aberto preencher as lacunas que ficam de este texto muito más amplo do que expus. Estou na espera.

Nenhum comentário:

O SOBREVIVENTE

por Carolina Mascarenhas


Um pouco de poesia, para o nosso vazio ficar mais cheio de belo.


O SOBREVIVENTE

Impossível compor um poema a essa altura da evolução da humanidade.
Impossível escrever um poema - uma linha que seja - de verdadeira poesia.
O último trovador morreu em 1914.
Tinha um nome de que ninguém se lembra mais.

Há máquinas terrivelmente complicadas para as necessidades mais simples.
Se quer fumar um charuto aperte um botão.
Paletós abotoam-se por eletricidade.
Amor se faz pelo sem-fio.
Não precisa estômago para digestão.

Um sábio declarou a O Jornal que ainda falta
muito para atingirmos um nível razoável de
cultura. Mas até lá, felizmente, estarei morto.

Os homens não melhoram
e matam-se como percevejos.
Os percevejos heróicos renascem.
Inabitável, o mundo é cada vez mais habitado.
E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo dilúvio.

(Desconfio que escrevi um poema.)

Carlos Drummond de Andrade